MATERNAL AO 2º PERÍODO 

 

A organização e a estrutura da Educação Infantil obedecem ao previsto nas normas legais aplicáveis, visando o desenvolvimento de habilidades, competências  especialmente sociais, bem como a formação para valores humanos e cristãos e também a formação de  hábitos e atitudes fundamentais para a vida. Aceitamos Alunos a partir de suas condições pessoais de adaptação à escola, com certos hábitos de autonomia e convivência em pequeno grupo.

 Em todos as etapas da Ed. Infantil são trabalhados os aspectos:

-         Educação Religiosa -> por meio de vivências de atitudes cristãs e éticas das Professoras e de todo o pessoal que convive com o Aluno, momentos de aula de Religião e de Espiritualidade: ida à Capela para contatos com Deus.

-         Português -> procura-se dar ênfase à linguagem oral e escrita, a comunicação social, a leitura de livros e revistas através de gravuras. Inicialmente a escrita é trabalhada de forma não convencional.

-         Matemática -> noções cotidianas do número, quantidade, grandezas, moeda nacional e outras, desenvolvendo o pensamento lógico-matemático.

-       Estudos Sociais/Ciências -> trabalha-se hábitos de higiene, hábitos alimentares,experiências em sala apropriada,  meio ambiente, corpo e órgãos de sentido.

 

-         Artes -> o trabalho artístico perpassa todos os conteúdos e a criança é levada a criança  conhecer vida e obra de pintores famosos. Seus trabalhos são expostos ao público, apreciados e valorizados.

-          Psicimotricidade -> com aulas de educação  física envolvendo destreza, movimento, gestos e ritmos corporais, danças desenvolvendo a percepção espacial, temporal e dos sentidos, tudo de maneira inter-relacional e lúdica.

Todo esse conteúdo é trabalhada em projetos transdisciplinares com realce para atitudes e posturas de educação afetiva e social, ações de cooperação e solidariedade.

O lado cívico da formação da criança e trabalhado em momentos específicos nas sextas-feiras e, todos as vezes que se fizer necessário.